-->

ADJETIVO


Que belo amanhecer!
adjetivo é a palavra que serve para caracterizar um substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade, um estado, uma condição ou uma origem.
Exemplos:
homem honesto; moça bonita; mulher inteligente; cidadão coreano.
Os adjetivos se flexionam em gêneronúmero e grau. Quanto ao gênero e número, concordam com o substantivo a que se referem. Relativamente ao grau, é necessário algum cuidado.



  • Questão 1
    O anúncio classificado é um gênero textual no qual os adjetivos têm presença marcante. Comente sobre a finalidade dos mesmos.


  • Questão 2
    (Fac. São Marcos) Assinale a frase incorreta, quanto à flexão de grau do adjetivo:

     a- (     ) Que tristezas são mais ruins que as nossas?
    b-  (     ) A proposta era mais boa do que má.
    c – (    ) A proposta era mais má do que boa.
    d – (    ) Minha casa é mais grande do que pequena.


  • Questão 3
    Diante do poema em evidência, destaque os adjetivos e comente sobre os recursos linguísticos propostos pela autora:

    Jogo de Bola

    A bela bola
    Rola:
    A bela bola do Raul.

    Bola amarela,
    A da Arabela.

    A do Raul,
    Azul.

    Rola a amarela
    E pula a azul.

    A bola é mole,
    É mole e rola.

    A bola pula.
    É bela e pula.

    É bela, rola e pula,
    É mole, amarela, azul.

    A de Raul é de Arabela,
    E a de Arabela é de Raul.

                                   
    Cecília Meireles


  • Questão 4

    Em um anúncio publicitário podemos verificar a presença dos seguintes dizeres:
    Vai levar a garantidona, a garantidaça ou a garantidésima?
    Linha de TVs Lumina. O máximo em tecnologia, o mínimo em consumo de energia.

    Elabore um comentário acerca do emprego dos referidos adjetivos, apontando o efeito de sentido provocado pelos mesmos.


Respostas


  • Resposta Questão 1
    A finalidade pauta-se pelo instinto persuasivo a que os mesmos se referem, no intuito de convencer o cliente a adquirir um determinado produto. 

  • Resposta Questão 2
    Alternativa “a”.

  • Resposta Questão 3
    bela, amarela, azul, mole.
    Em referência aos recursos linguísticos, a autora utilizou-se da aliteração, que, conforme as características pertinentes às figuras de linguagem, servem para enfatizar com mais veemência o discurso que ora se pretende transmitir.

  • Resposta Questão 4
    O emprego dos adjetivos relacionados à qualidade do produto anunciado, no caso a televisão, mesmo que atribuídos de acordo com o padrão coloquial da linguagem, foi no instinto de persuadir o consumidor  em adquirir o mesmo. Torna-se uma estratégia comercial, cujo objetivo é o lucro.
Fonte :

Author:

velit viverra minim sed metus egestas sapien consectetuer, ac etiam bibendum cras posuere pede placerat, velit neque felis. Turpis ut mollis, elit et vestibulum mattis integer aenean nulla, in vitae id augue vitae.