-->

Fies: IDH passará a ser considerado a partir do próximo ano

Microrregiões serão favorecidas para firmar novos contratos


Na tarde da última terça-feira (8), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante confirmou em entrevista à Agência Brasil algumas mudanças para o Fundo do Financiamento Estudantil (Fies) em 2016. Uma das novas medidas é a implementação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como fator determinante para o financiamento. 

Algumas medidas serão mantidas, como as que priorizam os cursos com os melhores desempenhos nas avaliações do MEC, segundo Mercadante. "O IDH é um critério nacional, mas não é um critério prioritário. O prioritário é a qualidade do curso e a área do curso. Terão prioridade as engenharias, licenciaturas e a área de saúde, que são áreas estratégicas para o desenvolvimento do país", disse o ministro.



Em vídeo publicado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), há mais detalhes sobre as alterações para o Fies no próximo ano. Ao invés de dar prioridade às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluindo-se o Distrito Federal, como aconteceu na última seleção, do segundo semestre de 2015, o MEC irá considerar o IDH de microrregiões. Ou seja: locais onde o índice é mais baixo receberão uma pontuação maior, sendo mais cotados para a oferta do financiamento. 

De acordo com a Semesp, as microrregiões que tiverem mais participantes no Enem e, assim sendo, mais candidatos potenciais, também terão vantagem. O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos. Hoje, aproximadamente  2,1 milhões de contratos estão ativos.


Author:

velit viverra minim sed metus egestas sapien consectetuer, ac etiam bibendum cras posuere pede placerat, velit neque felis. Turpis ut mollis, elit et vestibulum mattis integer aenean nulla, in vitae id augue vitae.