- Localizar no espaço os objetos e pessoas que se encontram ao meu redor;
- Desenvolver as primeiras noções de referência espacial (lateralidade).
2 - Levantamento de hipóteses: Se você estiver de frente para um amigo, a mão direita dele estará do mesmo lado que a sua?
HIPÓTESES:
Acho que sim: (n° de alunos)
Acho que não: (n° de alunos)
3 – Experimentação
Aos pares, um aluno de frente para o outro, realizam movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:
- Dêem a mão direita;
- Ergam o braço esquerdo;
- Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;
- Pulem com o pé esquerdo;
- Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;
Esta experimentação pode também ser repetida com um aluno na frente do outro, ou mesmo ao lado do outro.
Os alunos podem fazer um círculo em cada grupo e o professor orientar:
- coloque a mão direita no colega que está à sua esquerda;
- coloque o pé esquerdo um passo à frente, etc.
Explorar (esquerdo, direito) e também (na frente, atrás) (em cima, embaixo).
4 – Discussão.
Questionar os grupos onde houve mais erros: na noção (em cima, embaixo); (na frente, atrás) ou (esquerdo-direito) ?
Como cada um faz para saber qual seu pé direito e qual seu pé esquerdo?
5 – Registro
Após a discussão nos grupos cada aluno produz um texto, ou um desenho sobre o que fez, o que aconteceu, o que aprendeu e quais as dificuldades encontradas. Não se esqueça de fechar a atividade com um registro coletivo de toda a turma.