Selecionamos nesta publicação diversas Atividades para Alfabetização Inicial, prontas para imprimir e aplicar em alunos das series iniciais, tanto em sala de aula e também para tarefas para casa.
Atualmente, cresce cada vez mais o o número de pessoas alfabetizadas no Brasil. Isso ocorre devido ao avanço tecnológico que nos dias atuais facilitam e muito a vida de nós, professores.
No entanto, ainda há muitas pessoas que não possuem qualquer nível de alfabetização e que por este motivo ficam à margem da sociedade, vivendo fora da zona onde aparecem as melhores oportunidades, tanto profissionais, quanto pessoais.
Veja também:
Alfabetizar nem sempre é uma tarefa fácil alguns alunos sentem mais dificuldades do que os outros e isso é natural. É para auxiliar você nessa tarefa selecionamos essas Atividades para Alfabetizaçãoprontas para imprimir.
10 Dicas para ajudar na alfabetização das crianças:
Essas dicas são excelentes recursos que irão auxiliar no processo de alfabetização:
- Leia em Voz Alta para a criança diariamente. Do nascimento até os seis meses, ela provavelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas não se preocupe com isso. A ideia é que ela fique familiarizada com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.
- Para começar use Livros Ilustrados e sem textos ou com poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar para a criança coisas que mais tarde irá ajudá-la no desenvolvimento da leitura.
- Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem, isto é, que existem espaços entre as palavras, e que a escrita vai da esquerda para a direita.
- Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida com os personagens ou situações da trama, conforme a história vai se desenvolvendo. Aponte para as coisas no livro que ela seja capaz associar com o seu dia a dia. “Veja este desenho do avião. Você se lembra do avião que vimos outro dia?”
- Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais existente na sua comunidade ou cidade e que são voltados para o desenvolvimento da leitura, poderão lhe dar a oportunidade de melhorar sua própria compreensão dos textos ou ensinar a forma correta de ler para as crianças. Amigos e parentes também poderão ler para as crianças, assim como pessoas voluntárias que estão disponíveis e gostam de fazer isso. Você poderá encontrá-las em alguns centros comunitários ou outras instituições.
- Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então comece a desenvolver o hábito de, ao brincar com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: “Vamos descobrir o que isto significa?”
- Providencie para que Materiais de Escrever, tais como, lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, blocos, cadernos, etc., estejam sempre disponíveis e à vista de todos.
- Procure assistir programas Educativos na TV, DVD ou Internet. Descubra programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.
- Visite com frequencia uma Biblioteca. Comece fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria enquanto seu filho ainda é bem pequeno. Se possível, cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que a criança tenha o próprio cartão personalizado com seu nome impresso, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.
- Leia você mesmo e deixe que ela o veja fazendo isso. Inevitavelmente, o que você faz servirá de exemplo para as crianças. (Fonte: http://www.sitededicas.com.br/artigo1at.htm).