-->

Atividades Tiradentes

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Atividades Tiradentes, prontas para imprimir e aplicar em alunos das series iniciais e ensino fundamental.
Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril, e é considerado um feriado nacional no Brasil. Esta data homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).
Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais. (Saiba mais: https://www.suapesquisa.com/tiradentes/)
Essa data tão importante para o Brasil é trabalhada anualmente em escolas de todo o pais, e pensando nisso selecionamos algumas dicas e ideias para trabalhar este dia em sala de aula, confira as Atividades Tiradentes:

Atividades Tiradentes

Para trabalhar essa data comemorativa, selecionamos algumas sugestões para trabalhar em sala de aula com os alunos, confira:
  • Produzir textos (Individual ou coletivamente);
  • Desenhos para colorir;
  • Apresentações
  • Confecção de Murais e Painéis em sala de aula;
  • Roda de conversa;
  • Entre outras coisas.
Confira completo em: Atividades Tiradentes

Atividades Tiradentes para Series Iniciais

Atividades Tiradentes
Quando só os índios viviam no Brasil, os portugueses chegaram aqui e o nosso país ficou pertencendo a Portugal.
No Brasil, havia muito ouro nessa época. Portugal além de cobrar muitos impostos dos brasileiro, exigia que grande parte do ouro extraído das minas, fosse mandado para lá.
Muitos brasileiros, entre eles Tiradentes, cujo nome era Joaquim José da silva Xavier, não concordavam com isso. Começaram, então, em reuniões secretas, a preparar um movimento para libertar o Brasil de Portugal. Esse Movimento chamou-se Inconfidência Mineira e teve como líder Tiradentes.
Tiradentes e seus companheiros, porém, não conseguiram o que desejavam, porque foram traídos por Joaquim Silvério dos Reis, membro do grupo. Ele contou tudo o que estava sendo combinado ao governador de Minas Gerais. Todos foram presos e obrigados a deixar o Brasil.
Tiradentes, como chefe do movimento, foi condenado a morte. Ele foi enforcado na cidade do Rio de Janeiro, em 21 de Abril de 1792, dia em que o homenageamos.
“Curiosidade: Tiradentes pertencia ao exército, portanto, não poderia usar barba. Seu retrato foi pintado assim porque todos o equipararam à figura de Jesus Cristo, morto na cruz.”

1 – Complete as frases:

a) Depois que os portugueses chegaram aqui, o nosso país ficou pertencendo a …
b) Portugal cobrava muitos … dos brasileiros e exigia que grande parte do … fosse mandado para lá.
c) Tiradentes e outros brasileiros, descontentes, organizaram um movimento chamado … com o objetivo de libertar o Brasil de …

2 – Responda:

a) Quem traiu Tiradentes e seus companheiros?
b) O que aconteceu com Tiradentes?
c) E com os companheiros de Tiradentes?

Author:

velit viverra minim sed metus egestas sapien consectetuer, ac etiam bibendum cras posuere pede placerat, velit neque felis. Turpis ut mollis, elit et vestibulum mattis integer aenean nulla, in vitae id augue vitae.