O Dia do Índio é comemorado anualmente no dia de 19 de Abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940 e não é considerado um feriado. Este dia serve para reforçar a identidade do povo indígena brasileiro na história e cultura atual.
Com o objetivo de preservar as tradições e identidade desse povo tão sofrido, criou-se então o Dia do Índio, data que surgiu para não deixar as novas gerações esquecerem as nossas raízes que formam o nosso povo.
A história do Dia do índio
O Dia do Índio foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Quando se deu o primeiro congresso indigenista interamericano.
O objetivo deste congresso era de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.
O evento quase fracassou nos dia de abertura. Mas teve sucesso no dia 19. Assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos em um encontro marcante.
A nível internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) para conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.
Como vivem os índios?
A realidade indígena nos dias atuais é bem diferente do passado, da mesma forma que as crianças de hoje não se vestem como seus avós se vestiam a 50 anos atras.
Os povos indígenas também não se vestem como antes, eles possuem vestimentas tradicionais próprias e grafismos com os quais fazem pinturas corporais, mas a nudez ou não nudez, não define ser indígena ou não. Toda cultura é dinâmica, está sempre em constante movimento, mudando e se adaptando dentre os séculos
Confira completo em: Dia do Índio