-->

ATIVIDADES PARA NÍVEL PRÉ-SILÁBICO

Professora, lembre-se que antes do trabalho da criança com as atividades para nível pré-silábico propostas, ou seja, com as atividades escritas, faz-se necessário um amplo trabalho do professor com material concreto e vivências. As atividades sugeridas abaixo irão preparar a criança para um melhor desempenho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.

ATIVIDADES PARA NÍVEL PRÉ-SILÁBICO

  • Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais: atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel.
  • Contato com farto e variado material escrito em revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.
  • Observação de atos de leitura e escrita.
  • Audição de leitura com e sem imagem: notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes, etc…
  • Atividades para distinção de letras e numerais.
  • Manipulação intensa do alfabeto móvel.
  • Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura.
  • Caixa com palavras ou nomes significativos de cada aluno da classe;
  • Classificação de palavras ou nomes que se parecem que começam com a mesma letra, palavras grandes e pequenas, entre outras.
  • Memorização de como se escrevem algumas palavras ( fonte de conflitos );

JOGOS DIVERSOS PARA NÍVEL PRÉ-SILÁBICO:

  • Bingos de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros;
  • Memória de letras, nomes, desenhos;
  • Dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
  • Baralho de nomes, figuras;
  • Quebra – cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
  • Pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto; jogos com cartões: Parear cartões com nomes iguais; Parear cartões com desenhos; Parear cartões com letras.
  • Jogos com o alfabeto móvel: Cobrir fichas ou crachás; Formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo; Separar e agrupar letras iguais;

ÁLBUNS:

  • De rótulos e embalagens;
  • De nomes e retratos ou auto – retrato;
  • Da história de vida da criança.
  • Jogos e brincadeiras orais:
  • Com rimas;
  • Adivinhações;
  • Telefone sem fio;
  • Hora de surpresa;
  • Recados orais;
  • Jornal falado.
  • Outras atividades e brincadeiras:
  • Leitura de poesias e quadrinhas, parlendas, músicas, etc…
  • Planejamento da rotina do dia;
  • Avaliação dos trabalhos do dia;
  • Relatório oral de experiências;
  • Histórias mudas;
  • Produção de texto – coletivo;
  • Conversa informal;
  • Correio;
  • Etiquetação de objetos;
  • Estudo e interpretação de gravuras;
  • Jogos de atenção;
  • Análise e síntese de palavras;
  • Interpretação oral de texto;
  • Reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;
  • Reconto e reescrita das histórias;
  • Auto – ditado e escritas espontâneas.

Author:

velit viverra minim sed metus egestas sapien consectetuer, ac etiam bibendum cras posuere pede placerat, velit neque felis. Turpis ut mollis, elit et vestibulum mattis integer aenean nulla, in vitae id augue vitae.