-->

O QUE É HTPC?

O QUE É HTPC?

hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) é o tempo estabelecido pelas escolas das redes municipal e estadual de ensino, com o intuito de reunir professores e coordenadores para a discussão, análise e proposição de soluções que possam atender as necessidades educacionais coletivas apresentadas periodicamente. Este tempo está incluído na carga horária semanal dos profissionais da Educação, que devem participar a fim de atender aos objetivos próprios de uma reunião de hora de trabalho pedagógico coletivo.

A HTPC tem como objetivo principal promover a troca de experiência profissional, possibilitando assim a reflexão sobre a prática docente para que seja viável e se torne concreto o aperfeiçoamento individual e coletivos dos educadores.
A legislação determina que os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivos devem ser desenvolvidos dentro da escola pelos professores, com orientação do coordenador pedagógico. Para cada 10 a 27 horas na sala de aula, os docentes devem dedicar duas horas para essas reuniões, e três no caso de 28 a 33 horas de aula. O objetivo primordial estabelecido é criar um espaço de discussão e formação para fortalecer o projeto político-pedagógico da escola. Isso significa articular as disciplinas, estudar, atender a problemas enfrentados pelos docentes, trocar experiências, discutir planejamento e avaliação e estimular a reflexão sobre a prática docente. Para que isso aconteça, é importante haver uma boa estrutura para o debate, com metas e cronogramas.
“Se o professor não tem um lugar para buscar alternativas coletivas, é muito difícil enfrentar o trabalho. A ideia do HTPC nasce da gestão democrática da escola para lidar com desafios. A docência exige planejamento anterior, avaliação posterior e uma discussão coletiva”, alerta Helena, da SEB/MEC.
Cada escola e rede tem uma maneira diferente de lidar com seus HTPCs, mas o essencial é se organizar para discutir como os alunos estão se desenvolvendo e como os professores têm lidado com isso em sala de aula. “Precisam pensar coletivamente em que materiais utilizar, que apoio vão precisar, que tipo de estudo e formação. O HTPC serve para analisar problemas que os docentes enfrentam no cotidiano e entender como equacioná-los”, afirma Helena.
De acordo com a Portaria nº 01 de 1996, as HTPCs, devem ser desenvolvidas na Unidade Escolar pelos professores e pelo professor-coordenador pedagógico e tem como finalidades: articular os diversos segmentos da escola para a construção e implementação do trabalho pedagógico, fortalecer a Unidade Escolar como instância privilegiada do aperfeiçoamento de seu projeto pedagógico e (re)planejar e avaliar as atividades de sala de aula, tendo em vista as diretrizes comuns que a escola pretende imprimir ao processo ensino-aprendizagem (Portaria CENP nº 01/96; LC nº836/97 BRASIL).
Sendo assim, as reuniões devem servir para estimular o desenvolvimento das atividades coletivas da Unidade Escolar. De acordo com a Portaria da Coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP nº. 01/96; LC nº836/97, BRASIL os objetivos da HTPC são:
-Construir e implementar o projeto pedagógico da escola;
-Articular as ações educacionais desenvolvidas pelos diferentes segmentos da escola, visando a melhoria do processo ensino aprendizagem;
-Identificar as alternativas pedagógicas que concorrem para a redução dos índices de evasão e repetência;
-Possibilitar a reflexão sobre a prática do professor;
-Favorecer o intercâmbio de experiências;
-Promover o aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores;
-Acompanhar e avaliar, de forma sistemática, o processo ensino-aprendizagem.
Para uma reunião ser eficaz ela precisa ser planejada pelo conjunto dos professores, sob a orientação do Diretor e de professor-coordenador e de acordo com a Portaria CENP nº 01/96; LC nº836/97 BRASIL, deve acontecer de forma que:
-Identifique o conjunto de características, necessidade e expectativas da comunidade escolar;
-Aponte e priorize os problemas educacionais a serem enfrentados;
-Levantem os recursos materiais e humanos disponíveis que possam subsidiar a discussão e a soluça dos problemas;
-Proponham alternativas de enfrentamento dos problemas levantados;
-Proponham um cronograma para a implementação, acompanhamento e avaliação das alternativas selecionadas.
Além disso, ainda de acordo com a Portaria CENP nº 01/96;LC nº836/97, BRASIL é necessário que sistematicamente as reuniões sejam registradas pela equipe de professores e coordenação através de livro ata, com o objetivo de orientar o grupo quanto ao replanejamento e a continuidade do trabalho.
Quem faz o que no HTPC
Diretor
– Organizar o horário e o espaço para as reuniões
– Criar uma pauta
– Estabelecer junto ao orientador diretrizes e metas gerais de formação
– Delegar parte das tarefas administrativas a técnicos da secretaria para poder se dedicar mais às questões pedagógicas
– Orientar os coordenadores e discutir os resultados das reuniões de HTPC
Orientador/coordenador pedagógico
– Manter cronograma e pauta estabelecidos
– Oferecer apoio individual aos professores
– Conduzir pessoalmente as reuniões
– Colocar limites aos assuntos discutidos para não perder o foco
– Avaliar materiais e cursos de apoio necessários ao trabalho pedagógico
– Encaminhar uma síntese do trabalho desenvolvido no HTPC para debate junto ao diretor
As diretrizes da hora coletiva
– Debate exclusivamente pedagógico
– Professores desenvolvem o trabalho com orientação do coordenador pedagógico
– Duração de duas a três horas, dependendo da quantidade de aulas ministradas
– Estimular a interdisciplinaridade e a troca de experiências
– Espaço para docentes colocarem os problemas enfrentados e encontrar soluções a partir do grupo
– Discussão de competências e habilidades da prática docente
– Horário para estudo e formação coletiva
– Momento de planejamento e avaliação

Author:

velit viverra minim sed metus egestas sapien consectetuer, ac etiam bibendum cras posuere pede placerat, velit neque felis. Turpis ut mollis, elit et vestibulum mattis integer aenean nulla, in vitae id augue vitae.