-->

5 livros clássicos que todo vestibulando precisa ler

Se você checar, uma a uma, as listas obrigatórias de leitura dos grandes vestibulares, vai reparar que, mesmo sendo diferentes, elas têm tudo a ver uma com a outra. Isso porque, com algumas exceções, muitas obras se repetem de ano a ano. Além disso, mesmo as provas que não cobram lista de livros – como o próprio Enem – baseiam-se nos grandes clássicos para elaborar suas provas de literatura.



Então, não é surpresa dizer que alguns livros são essenciais para o bom resultado nas provas de português e literatura. E é por isso que não podem faltar na biblioteca do vestibulando! Segundo o professor Diogo Mendes, do cursinho online Descomplica, podemos resumir essas grandes obras em cinco – seja porque são muito cobradas nas listas, seja por que têm grandes chances de pintar na prova do Enem.
“No Enem, nota-se a presença de algumas obras clássicas, como O cortiço, de Aluísio Azevedo, por exemplo. Mas também há obras mais contemporâneas sendo cobradas, de diferentes gêneros textuais: contos, crônicas, letras de música”, explica o professor. Essa mistura certamente deixa a prova mais dinâmica e menos cansativa, mas requer também uma dose extra de interpretação de texto.


Já nos vestibulares que cobram lista de livros, como a Fuvest e a Unicamp, as obras são bastante variadas: desde clássicos brasileiros até livros de países como Moçambique. “Nessas listas encontramos clássicos, tanto os brasileiros como portugueses, como a antologia Poemas, de Camões, e Coração, cabeça e estômago, de Camilo Castelo Branco. Também há obras mais modernas, como textos de Clarice Lispector e Guimarães Rosa.” Para Diogo, o destaque mais recente é o livro Poemas negros, de Jorge de Lima, que evidencia a cultura negra.
Veja agora os cinco livros que todo estudante deve ter na biblioteca:
As obras literárias mais importantes para o vestibulando
1. O cortiço, de Aluísio Azevedo
2. Dom Casmurro, de Machado de Assis
3. Vidas secas, de Graciliano Ramos
4. Laços de família, de Clarice Lispector
5. A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade

Author:

velit viverra minim sed metus egestas sapien consectetuer, ac etiam bibendum cras posuere pede placerat, velit neque felis. Turpis ut mollis, elit et vestibulum mattis integer aenean nulla, in vitae id augue vitae.