-->

PLANO DE AULA E ATIVIDADES: " A JOANINHA QUE PERDEU SUAS PINTINHAS"

PLANO DE AULA E ATIVIDADES: " A JOANINHA QUE PERDEU SUAS PINTINHAS"

Descrição:
Este planejamento apresenta a história “A Joaninha que perdeu suas pintinhas”, de Ducarmo Paes e interessantes atividades de alfabetização para as crianças exercitarem a decodificação e o reconhecimento global das palavras.
Conteúdos:
§         Leitura e compreensão textual.
§         Gênero Textual.
§        Decifração e reconhecimento global da palavra.
§         Análise fonológica.
Competências e habilidades:
Competência: Ler e compreender Gêneros Textuais Diversos.

Habilidade: Reconhecer as diferentes classes de palavras e suas funções no texto e no discurso.
Sequência Didática:
1ª parte: Apresentação da história: “A Joaninha que perdeu suas pintinhas”:

Organize a sala de aula de forma a criar um ambiente aconchegante para se ouvir histórias. Inicie uma conversa sobre a história para que as crianças construam expectativas com relação ao conto que irão ouvir: “Alguém da classe já perdeu algum objeto querido ou outra coisa? O quê? Como fez para recuperar? Vamos agora ouvir a história de uma joaninha que perdeu as pintinhas das suas asas. O que lhe terá acontecido? Será que ela conseguiu recuperar suas pintinhas?” Conte a história para as crianças de forma envolvente e expressiva. Converse com as crianças sobre a história, recontando-a coletivamente. Peça às crianças que identifiquem partes do texto que contam o motivo que levou Joaninha a voltar ao rio e como ela conseguiu recuperar as pintinhas das asas.

2ª parte: Descubras as palavras!


Apresente às crianças as fichas com palavras destacadas do texto. Coloque-as no quadro ou mural: “Algumas palavrinhas fugiram do texto. Vamos descobrir que palavrinhas são estas?” Distribua a folha com a lista de palavras apresentadas para cada criança. Peça a elas que, em dupla, tentem identificar as palavras. Entregue, em seguida, a folha com as figuras correspondentes às palavras para que as crianças possam com apoio das imagens decifrar as palavras, utilizando diferentes estratégias como a identificação de sons iniciais e finais da palavra, de sílabas ou palavras conhecidas. 
Entregue às crianças a folha com o texto lacunado da história “A Joaninha que perdeu as pintinhas”. Convide as crianças para encontrar os lugares de cada palavrinha “que está perdida”. Leia novamente a história para as crianças, fazendo pausa diante dos espaços lacunados para que as crianças identifiquem, pelo sentido do texto, qual é a palavra que falta e a escreva no espaço em branco.

3ª parte: Silabário

Distribua para as crianças o quadro de sílabas para que elas desenvolvam a atividade individualmente ou em dupla. Dite cada palavra do item da atividade: JOANINHA, RIO, CASA, NATUREZA, SAPATO, GAIVOTAS, FORMIGA, SIRI. Peça às crianças que identifiquem e pintem as sílabas das palavras e que as escrevam nas linhas abaixo do quadro.
Detalhe das atividades:
Desenvolver capacidades de decifração é fundamental no processo de alfabetização e letramento. A decodificação é um procedimento utilizado pelo leitor para identificação das relações entre grafemas e fonemas. É esse processo de análise que faz com que, tanto o leitor iniciante quanto o leitor maduro, consigam ler palavras que nunca foram vistas antes.

Outro procedimento que ajuda na compreensão e na formação de atitudes favoráveis ao ato de ler é o reconhecimento global de palavras, sem atenção aos componentes internos, como fonemas e sílabas. Esse procedimento favorece uma leitura rápida com acesso imediato ao significado porque permite que o leitor não se detenha em fragmentos como “sons” e nomes de letras.
Proposta de Integração:
As atividades propostas podem ser integradas em projetos de trabalho que envolvam literatura infanto-juvenil, teatro, produção de textos e expressão corporal.
Avaliação:
Avalie durante as atividades e no final do trabalho:

• A participação e o envolvimento do grupo e de cada aluno em todas as etapas das atividades; 
• O envolvimento e o gosto pela leitura; 
• A capacidade da turma e de cada criança em decodificar palavras;
• A capacidade da turma e de cada criança em ler palavras de forma global.

Elabore, durante todo o ano, atividades que envolvam decodificação, análise fonológica e inferência lexical. Faça as anotações sobre os resultados avaliados e os considere na organização das próximas atividades.
Referências:
§          BATISTA, Antônio Augusto Gosmes et al.  Planejamento da alfabetização.  Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
§          BRASIL. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008. 364 p.
§           KLEIMAN, ÂNGELA. Aprendendo palavras, fazendo sentido: o ensino do vocabulário nas primeiras séries. In: Desenvolvendo a língua falada e escrita (organizado por Maria Tasca). Porto Alegre, Sagra, 1990.
§          TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa.  Aprender a ler e a escrever.  Porto Alegre: Artmed, 2003. 
Materiais:
Xerox das atividades.
Papel ofício.
Caderno, lápis, borracha.
Quadro, giz ou pincel.

JOGO: AS PINTAS DA JOANINHA

AS PINTAS DA JOANINHA



* MATERIAL NECESSÁRIO: 1 TABULEIRO E 1 DADO PARA CADA JOGADOR; 20 PINTAS PARA CADA JOGADOR.

 * NÚMERO DE PARTICIPANTES: 2.


* COMO JOGAR:

1. CADA JOGADOR LANÇA SEUS DADOS AO MESMO TEMPO E AQUELE QUE OBTIVER A MAIOR QUANTIDADE PEGA ESSA QUANTIDADE DE PINTAS E COLOCA SOBRE AS PINTAS DA JOANINHA.

2. SE A QUANTIDADE SORTEADA FOR A MESMA PARA OS DOIS JOGADORES, OS DADOS DEVEM SER LANÇADOS NOVAMENTE.

3. O OBJETIVO DO JOGO É SER O PRIMEIRO A COBRIR TODAS AS PINTAS DA SUA JOANINHA. MAS, ATENÇÃO! NO FINAL, É PRECISO TIRAR NO DADO A QUANTIDADE EXATA DE PINTAS QUE AINDA NÃO FORAM COBERTAS. POR EXEMPLO, SE FALTAR APENAS UMA PINTA, É PRECISO TIRAR A QUANTIDADE 1 NO DADO

Author:

velit viverra minim sed metus egestas sapien consectetuer, ac etiam bibendum cras posuere pede placerat, velit neque felis. Turpis ut mollis, elit et vestibulum mattis integer aenean nulla, in vitae id augue vitae.