Estes modelos prontos para o seu Projeto Páscoa na escola tem por finalidade levar os alunos a valorizar as diversas manifestações culturais existentes, e que deve ser resgatada através de atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar o interesse dos educandos.
Páscoa:
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Entre as civilizações antigas
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da Antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
Veja mais em:
Projeto Páscoa na escola
ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Mundo Físico e Natural
- História e Geografia
- Ensino Religioso
- Artes
- Educação Física
- Música
- Dança
- Informática
- Língua Inglesa
- Língua Kaingang
OBJETIVOS
- Entender o significado da Páscoa.
- Conhecer a origem da Páscoa.
- Destacar os símbolos e o significado de cada um.
- Conscientização do sentido espiritual e comercial em torno da data.
- Propor atividades que demonstrem boas ações.
JUSTIFICATIVA
Este Projeto Páscoa na escola tem por finalidade levar os alunos a valorizar as diversas manifestações culturais existentes, e que deve ser resgatada através de atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar o interesse dos educandos.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, se relacionado de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
AÇÕES
- Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
- Ouvir histórias e textos relacionados ao tema.
- Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes, colagem e dobraduras sobre a Páscoa.
- Confecção de cartazes com desenhos, mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.
- Dramatização, memorização de quadrinhas, coro falado, músicas e brincadeiras referentes ao tema.
- Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
- Desvencilhar o termo Páscoa do sentido comercial.
POPULAÇÃO ALVO
- Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
- Sugestões de atividades:
- Produção de textos coletivos;
- Conversas informais;
- Leitura de quadrinhas, histórias e poesias sobre o tema;
- Atividades com modelagem, desenho, recorte, colagem, dobraduras e pintura;
- Roda cantada; músicas e dança referentes ao tema;
- Jogos, brincadeiras, e dramatizações;
- Interpretar e resolver situações-problema envolvendo o tema;
- Estatísticas (quantos países comemoram a Páscoa, quantos não comemoram);
- País onde a comemoração da Páscoa foi iniciada e as comemorações da Páscoa pelo mundo;
- A Páscoa dos judeus;
- A história do chocolate;
- Confecção de cestas de Páscoa.
RECURSOS UTILIZADOS
- Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.
CULMINÂNCIA
- Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração das principais atividades desenvolvidas durante o projeto, levando para casa os materiais confeccionados em aula bem como a cesta de páscoa com os doces.
AVALIAÇÃO
- A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.
Continue vendo em Projeto Páscoa