-->

Dia do Trabalho

O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1 de maio em vários países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal, em Angola, em Moçambique e em outros países.
No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.
dia 1 de Maio é o dia em que pessoas de todo o mundo comemoram o trabalho, ou melhor, comemoram os direitos que os trabalhadores conquistaram.
Antigamente, não existiam fábricas ou grandes indústrias. Os produtos eram feitos de maneira artesanal, quer dizer, com as mãos, e a pessoa que começava a fazer um objecto era a mesma que o terminava e o vendia. Por exemplo: a pessoa que vendia doces era quem plantava a árvore, colhia as frutas, cozinhava e depois os vendia em lugares como feiras.
Esse trabalho artesanal ainda existe atualmente, mas muito menos pois, por volta de 1770, na Inglaterra, surgiram as primeiras fábricas. O trabalho de mãos foi sendo substituído pelo das máquinas e, por isso, muitas pessoas ficaram desempregadas.
Os operários das fábricas também sofriam com a falta de regras que lhes dessem o direito de terem um horário de trabalho adequado, descanso semanal, férias e reforma.
Os trabalhadores queriam melhores condições de trabalho e, por isso, faziam greves e protestos. No 1º de Maio de 1886, nos Estados Unidos, houve uma manifestação muito grande e violenta e alguns deles foram presos e condenados à morte.
No ano de 1889, para homenagear os operários que morreram nessa altura, foi escolhido o dia 1.º de Maio para os trabalhadores manifestarem as suas reclamações. A partir desse ano, essa data começou a ser comemorada em todo o mundo como o Dia do Trabalho.

Próximos Dia do Trabalho vão cair em:

  • 2018 – terça-feira, 1 de maio;
  • 2019 – quarta-feira, 1 de maio;
  • 2020 – sexta-feira, 1 de maio;
  • 2021 – sábado, 1 de maio;
  • 2022 – domingo. 1 de maio;
  • 2023 – segunda, 1 de maio;
  • 2024 – quarta, 1 de maio.
Completo em: Dia do Trabalho

Author:

velit viverra minim sed metus egestas sapien consectetuer, ac etiam bibendum cras posuere pede placerat, velit neque felis. Turpis ut mollis, elit et vestibulum mattis integer aenean nulla, in vitae id augue vitae.