O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1 de maio em vários países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal, em Angola, em Moçambique e em outros países.
No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.
O dia 1 de Maio é o dia em que pessoas de todo o mundo comemoram o trabalho, ou melhor, comemoram os direitos que os trabalhadores conquistaram.
Antigamente, não existiam fábricas ou grandes indústrias. Os produtos eram feitos de maneira artesanal, quer dizer, com as mãos, e a pessoa que começava a fazer um objecto era a mesma que o terminava e o vendia. Por exemplo: a pessoa que vendia doces era quem plantava a árvore, colhia as frutas, cozinhava e depois os vendia em lugares como feiras.
Esse trabalho artesanal ainda existe atualmente, mas muito menos pois, por volta de 1770, na Inglaterra, surgiram as primeiras fábricas. O trabalho de mãos foi sendo substituído pelo das máquinas e, por isso, muitas pessoas ficaram desempregadas.
Os operários das fábricas também sofriam com a falta de regras que lhes dessem o direito de terem um horário de trabalho adequado, descanso semanal, férias e reforma.
Os trabalhadores queriam melhores condições de trabalho e, por isso, faziam greves e protestos. No 1º de Maio de 1886, nos Estados Unidos, houve uma manifestação muito grande e violenta e alguns deles foram presos e condenados à morte.
No ano de 1889, para homenagear os operários que morreram nessa altura, foi escolhido o dia 1.º de Maio para os trabalhadores manifestarem as suas reclamações. A partir desse ano, essa data começou a ser comemorada em todo o mundo como o Dia do Trabalho.
Próximos Dia do Trabalho vão cair em:
- 2018 – terça-feira, 1 de maio;
- 2019 – quarta-feira, 1 de maio;
- 2020 – sexta-feira, 1 de maio;
- 2021 – sábado, 1 de maio;
- 2022 – domingo. 1 de maio;
- 2023 – segunda, 1 de maio;
- 2024 – quarta, 1 de maio.